top of page

História

AGUIPERJ / ABGM

Logo AGUIPERJ
Logo ABGM

Conheça um pouco da trajetória do Montanhismo Profissional no Brasil a partir da história da primeira e única associação de profissionais de escalada do país. 

image_6483441 (17).JPG

AGUIPERJ

Em 2001 um grupo de escaladores percebendo o crescimento das atividades de guiada em escaladas no Rio de Janeiro, e buscando organizar e elevar o nível do serviço oferecido pelos guias, fundou a AGUIPERJ.

Inicialmente o processo de entrada na associação se dava pela apresentação de um currículo que era avaliado pelos fundadores, a fim de garantir um mínimo de experiência para os que iriam exercer a função de instrutores ou guias de escalada, até então a únicas categorias presentes na associação.  

Elevando o Nível

Se o maior propósito era elevar o nível a busca por nivelamento de conhecimento entre os guias e a oferta de qualificação foi o primeiro passo. Logo vieram os cursos e treinamentos.

Autorresgate, Didática, Primeiros Socorros em Áreas remotas, foram alguns dos cursos que foram organizados pela associação em vista de serem exigidos futuramente aos novos guias associados.

image_6483441 (18).JPG
IMG_9716.jpg

PAE

O próximo passo foi a criação de um  programa de avaliação que serviria como processo de filiação à AGUIPERJ.

Nesse contexto surgiu o PAE - Programa de Avaliação em Escalada. A partir desse momento foi estipulado oficialmente um currículo mínimo para tornar-se um associado. Numero mínimo de vias de escalada, dificuldade e duração sendo levadas em conta, cursos obrigatórios, fizeram o sarrafo subir e a associação agregar os melhores escaladores do RJ. Rapidamente veio o reconhecimento a nível nacional e ser um Guia AGUIPERJ tornou-se sinônimo de alto padrão! 

Parcerias

As parcerias reforçaram ainda mais esse reconhecimento.

Em pouco tempo a AGUIPERJ, já filiada a Federação de Esportes de Montanha do RJ, passou a compor Conselhos Consultivos em Unidades de Conservação, tornou-se parceiro de diversas instituições e empresas, entre outras participações que solidificaram a importância da associação no montanhismo nacional.

Logo PNT
Logo Parque da Cidade
Logo Chacrinha
Logo Monapa
Logo PARNASO
Logo CISMM
Logo CBME
Logo Bondinho
Logo Bonier
Logo RessolasRio
Logo Cumes
Logo CIA da ESCALADA
Logo EVOLUÇÃO
Logo ALTA MONTANHA
Logo FEEMERJ
image_6483441 (32).JPG

Novo PAE

Com o tempo o programa de avaliação foi se transformando e evoluindo. As avaliações ganharam proeminência diante dos currículos, e os melhores escaladores foram dando espaço aos melhores profissionais. A AGUIPERJ passou a ter processos mais redondos e eficientes e passou a ser almejada por profissionais de todo o Brasil.

Vieram profissionais do Paraná, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerias, São Paulo, Rio Grande do Sul, logo a AGUIPERJ tornou-se uma associação de caráter nacional.  

ABGM

O caráter nacional já estava consumado, chegava a hora da associação vestir uma nova roupagem que abraçasse em seu nome todo o país.

Além disso, a credibilidade na avaliação de profissionais, a demanda por filiação de profissionais em outras categorias e a experiência na formação dos condutores de visitantes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos abriu as portas da associação para assumir a certificação de outras vertentes do montanhismo.

equipe recert wafa 2022
image_6487327 (40).JPG

PQCPM

Nesse contexto surgiu o novo programa de avaliação da associação. Juntamente com a fundação da ABGM, surgiu o Programa de Qualificação e Certificação de Profissionais de Montanhismo. O foco que já foi a experiência e depois passou a ser a avaliação, tornou-se a qualificação. 

O PQCPM é portanto um processo de certificação que tem como pilares: Experiência, Qualificação e Avaliação. Processo adotado pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, instituição da qual a ABGM tornou-se filiada e entidade avaliadora.

Essa é a nova associação de profissionais de montanhismo do Brasil.

 

Prazer, nós somos a ABGM!

bottom of page